ORIENTAÇÃO VOCACIONAL CEMTEMPO

A escolha e o processo de orientação profissionaL

    

Na época atual, dispomos de uma grande quantidade de profissões e de cursos superiores, e a cada dia, novos campos de estudo e de trabalho estão surgindo. Frente a este cenário de muitas possibilidades de escolha, um jovem, que se encontra no difícil momento de transição do ensino médio para o ensino superior, pode se sentir bastante perdido. Além deste desafio, a maior preocupação relaciona-se com escolher algo que una o interesse pessoal com boas possibilidades de retorno financeiro.

Esta é uma etapa de grandes decisões na vida e é também um momento de grandes expectativas por parte de si mesmo, da família, dos amigos e da escola. É muito importante que este jovem disponha de um ambiente calmo e acolhedor onde possa refletir tranquilamente, e neste sentido, a família tem um papel fundamental.

Passar por um processo de orientação profissional pode ser uma valiosa ajuda nesta fase, pois além de auxiliar na realização da escolha profissional propriamente dita, este processo promove o desenvolvimento da habilidade de fazer escolhas, ou seja, o jovem desenvolve um modo próprio de escolher, que lhe será muito útil inclusive em outros momentos de sua vida.

Para que seja realizada uma escolha bem feita e madura, é necessário que a pessoa conheça muito bem a si mesma e o mundo profissional. O orientador dispõe de instrumentos capazes de promover neste jovem ou adulto, já que um processo de orientação profissional pode ser realizado em vários momentos de transição durante a vida profissional, um reconhecimento de seus próprios interesses, habilidades, potenciais e expectativas. Além disso, é imprescindível conhecer em profundidade cursos e carreiras, e por isso, o orientador realiza, juntamente com o jovem, uma ampla pesquisa, buscando informações em fontes confiáveis.

Sendo assim, a orientação profissional é um processo bastante dinâmico, que demanda algumas horas de trabalho, não podendo ser reduzido a um simples teste. Este, caso seja utilizado, deve ser encarado como um instrumento a mais que auxiliará o orientador a conhecer melhor o seu cliente, e não como algo que por si próprio tem o poder de revelar a melhor escolha. Por fim, é importante que o jovem, após conhecer muito bem a si mesmo e o mundo a sua volta, tome uma decisão autônoma, pois só desta maneira, ele irá se responsabilizar pelo caminho que está prestes a trilhar.

A CEMTEMPO disponibiliza esse trabalho em pacote de 4 sessões de 1 hora, onde estão incluídos o 1º encontro (entrevista) e a última sessão (devolutiva) com os pais e o aluno, onde o profissional falará sobre os objetivos desse trabalho e na devolutiva falará sobre os objetivos alcançados ou não, esclarecendo também dúvidas que os pais queiram esclarecer.

Não perca tempo. Marque agora uma sessão com uma psicopedagoga da CEMTEMPO.

Veja a franquia perto de você que possui este serviço.

Sobre Grupo AFA

E uma empresa nova
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s